|
||
|
MOÇÃO DE PESAR
A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GLORINHA manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Antônio Rosa, ocorrido no dia 23 de agosto de 2024.
Antônio Rosa, carinhosamente conhecido como Toninho, nasceu em 2 de novembro de 1944, filho de Sibila Rodrigues da Rosa, do lar, e Gabriel Alves da Rosa, dentista da cidade. Irmão de Rui e Luiza, Toninho sempre foi um morador orgulhoso de Glorinha, residindo no Sítio Santa Rita de Cássia, localizado na Parada 124.
Desde jovem, Toninho demonstrava seu amor pelo futebol, atuando em times locais como Glorinha FC, Tuiuti, Liberdade e Alvi Rubro. Durante sua participação em torneios na cidade vizinha de Santo Antônio da Patrulha, na Vila Palmeira, conheceu Eloá Teresinha, com quem se casou em 1971. Juntos, construíram sua vida no Sítio da Família e criaram três filhos: Alexandre, Luciano e Juliana, que lhes proporcionaram a alegria de oito netos: Carolina, Lorenzo (neto de coração), Manuela, Vicente, Cecília, Augusto, Maria Teresa e Timóteo. Toninho também deixa as noras Flávia e Lisandra, e o genro Ismael.
Ao longo de sua vida, Toninho trabalhou como pecuarista, pintor e comerciante, sendo sócio de um posto de combustível na cidade por mais de 40 anos. Com valores sólidos, sempre ensinou aos filhos a importância do trabalho e da honestidade. Conhecido por seu bom humor, Toninho deixou muitas histórias e momentos engraçados junto a amigos e familiares. Amante de pescarias, tinha sempre uma piada ou gracejo para alegrar a todos.
Ativo na comunidade, Toninho e sua esposa foram fundamentais na fundação do Glorinha Futebol Clube, contribuindo com a diretoria e organizando diversos bailes. Na igreja, participou do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Comissão, sendo um festeiro dedicado e assíduo frequentador das missas dominicais. Seus filhos também estiveram envolvidos no CTG Sentinela do Rio Grande, onde participaram das invernadas artísticas por aproximadamente dez anos, com Toninho integrando a Patronagem em um período.
Entre seus hobbies, destacava-se a pescaria e a plantação de hortaliças, atividades que compartilhava com filhos e netos. Colorado roxo, ou melhor, VERMELHO, nunca perdia um jogo do seu time, acompanhando todos os jogos com seu radinho de pilha, sempre torcendo fervorosamente.
Toninho nos deixa um exemplo de que o verdadeiro significado de família não se limita a ter o mesmo sobrenome, mas sim às pessoas com quem convivemos e amamos. Ele nos ensinou a respeitar os outros, a viver em harmonia com a natureza, a valorizar a vida simples do interior, a ter fé e reconhecer a importância de Deus em nossas vidas. Além disso, nos mostrou que devemos dar continuidade às nossas origens, fazer o bem, ser justos e honestos, e amar ao próximo. Ele nos lembrou que a família é nosso bem maior.
Diante da trajetória exemplar e pelos relevantes serviços prestados ao município de Glorinha, a Câmara Municipal de Vereadores de Glorinha presta esta homenagem póstuma a Antônio Rosa, cuja ausência deixará saudades profundas na comunidade glorinhense.
Transmita-se o teor desta moção à família enlutada.
Glorinha, 03 de setembro de 2024.
Dorival Dirceu Medinger João Carlos Soares
Vereador Proponente Vereador
Eduardo dos Santos Pires Everaldo Dias Raupp
Vereador Vereador
Rafael Schönardie Schmidt Delmir Euclides de Mello Maciel
Vereador Vereador
Geani Maria dos Santos Duarte Ademar de Oliveira
Vereadora Vereador
Silvia de Oliveira Eccel
Vereadora
Doe órgãos, doe sangue: Salve Vidas.
www.camaraglorinha.rs.gov.br